Chegamos à terceira rodada do Australian Open, e até o momento nenhum top-15 foi eliminado do torneio. Um fato raro
Os cinco principais favoritos ao titulo
Os cinco principais favoritos ao titulo seguem na disputa, mas Federer e Djokovic tiveram que brigar bastante para passar por Simon e Ivan Dodig respectivamente na segunda rodada. Na terceira rodada Nadal tem um jogo interessante com a promessa australiana de apenas 18 anos, Bernard Tomic. Federer deve ter um jogo mais tranqüilo com Xavier Malisse, que é talentoso, no entanto não tem mais físico para disputar jogos de cinco sets com grande intensidade, e a cabeça também não ajuda. Djokovic terá o teste mais duro para os tops-5, enfrentando seu compatriota Viktor Troicki. Soderling deve despachar o algoz de Thomaz Bellucci, o checo Jan Henrych. Murray também não deve ter vida tão fácil frente Guillermo Garcia-Lopez, mas deve passar.
Os outros cabeças de chave
Andy Roddick é o único que deverá ter a vida mais facilitada contra o bom sacador Robin Haase. Os outros cabeças terão adversários como Gasquet, Wawrinka, Isner, Baghdatis, Ljubicic.
A nova geração
Se os tops-15 não vêm caindo, o futuro do tênis vai muito bem obrigado. Vamos aos nomes:
Bernard Tomic (18 anos e dois meses) – Passou pelo top-50 Jeremy Chardy e o top-30 Feliciano Lopez sem perder sets e agora luta com Nadal. Em caso de vitória (muito difícil é verdade), figurará entre os 140 melhores do ranking. É o 178 no momento, já subiu 21 posições com esta campanha. Apesar de ser um jogador com 1,93 de altura, se movimenta bem em quadra e joga fácil.
Milos Ranonic (20 anos e um mês) – Passou pelo qualy, e na chave principal derrotou Bjorn Phau e o francês Michael Llodra sem perder sets. Tem quase dois metros de altura, saca muito, se movimenta bem e tem pancadas fortes de direita e esquerda. Figura no momento entre os 120 melhores do ranking e em caso de vitória frente o russo Mikhail Youzhny entra no top-100.
Richard Berankis (20 anos e seis meses) – Teve sorte no sorteio e passou por Marinko Matosevic na primeira rodada, e mais sorte ainda ao enfrentar um Nalbandian baleado na segunda rodada depois de uma partida duríssima de cinco sets. É um jogador baixo para o tênis atual (1,75), mas compensa com agilidade e talento. É com essa campanha o numero 73 do ranking, entrará no top-65 em caso de vitória frente David Ferrer.
Kei Nishikori (21 anos e um mês) – Eliminou Fabio Fognini na primeira rodada e na segunda derrotou com certa surpresa Florian Mayer (algoz de Davydenko na rodada anterior). Como é natural de um asiático, não é muito forte ou alto, no entanto é bastante ágil. Busca voltar aos bons tempos depois de seguidas lesões, já ganhou um titulo ATP 250 em 2008 quando tinha menos de 19 anos. Com esta campanha, figura no momento entre os 70 melhores, e em caso de vitória sobre Fernando Verdasco se aproxima do top-60.
Alexandr Dolgopolov (22 anos e dois meses) – Derrotou Mikhail Kukushkin e Benjamim Becker perdendo um set no total das partidas. É um jogador muito talentoso, criativo e ágil, é dos meus jogadores preferidos. É com essa campanha numero 43 do mundo, caso bata Tsonga (enfrentou o mesmo em Wimbledon temporada passada e só perdeu em cinco sets com 10-8 na parcial decisiva) entrará no top-40.
Outros ícones da nova geração como Ryan Harrison e Grigor Dimitrov caíram na primeira e segunda rodada para Adrian Mannarino e Stanislas Wawrinka respectivamente.
Para ter uma idéia do que é uma terceira rodada no Australian Open nesta idade, basta ver que Thomaz Bellucci nunca alcançou esta fase aos 23 anos, e Soderling chega pela primeira vez aos 26 anos na mesma (claro que aqui se conta apenas o Australian Open).
Alguns outros destaques da segunda fase foram as quedas de Thomaz Bellucci, que ainda precisa evoluir bastante nos pisos duros para ser confiável, e Juan Martin Del Potro, como era previsto ainda não está pronto para disputar jogos frente tops-20, ainda mais em melhor de cinco sets, vai disputar vários ATPS agora em Fevereiro para ganhar ritmo de jogo e estar melhor em março, abril.
Hoje tem inicio a terceira fase, muita coisa boa ainda vem por aí, vale a pena continuar acompanhando, só restam 32 na disputa.




0 comentários:
Postar um comentário